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Matrimônio – Informações e Documentos


Matrimônio – Informações e Documentos

ORIENTAÇÕES AOS NOIVOS PARA O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

 Para que tudo transcorra da melhor forma possível, dentro das normas de nossa paróquia, em relação à seriedade com que devemos celebrar o sacramento do matrimonio, passamos para vocês algumas orientações que deverão ser seguidas.

OBS: Taxa para Celebração do Matrimônio R$ 300,00 (Trezentos Reais)

 Para marcar a data do casamento é necessário Cópia legível da Identidade (frente e verso) do casal, comprovante de endereço  do casal e repassar 50% da taxa, tal pagamento parcial ou completo não garante a celebração do sacramento do matrimônio, os documentos são indispensáveis para a realização do mesmo. Portanto estejam sempre em contato com a secretaria enquanto houver pendências.

  1. DOCUMENTOS: Para preparar o processo matrimonial são necessários os seguintes documentos:
  • Cópia da identidade
  • Certidão de Batismo (Recente de até seis meses)
  • Cópia do protocolo de entrada no cartório para casamento civil (quando tiver).
  • Comprovante de participação no encontro de noivos (quando tiver).
  • Cópia Certidão do casamento Civil (assim que for realizado).
  • Se alguma das Partes, já foi casado anteriormente, trazer cópia da certidão de divórcio. E se já foi casado na Igreja, também deverá trazer a cópia do processo de nulidade matrimonial na igreja (quando for o caso).
  • Se alguma das partes, tiver filhos de relacionamentos anteriores, trazer os 3 últimos comprovantes de pagamento de pensão (quando for o caso).
  1. ENTREVISTA: No mês que antecede ao casamento os noivos terão uma entrevista com o Padre; (a entrevista será realizada quando o processo matrimonial estiver completo).
  • Procurar o cartório para se informar do processo para o casamento civil, a Igreja não realiza casamento sem o civil, e nem o religioso  com efeito civil . Ou seja: o casamento civil será no cartório. ENTREGAR UMA CÓPIA DA CERTIDAO NA SECRETARIA ANTES DO RELIGIOSO, sem esta certidão o casamento não será realizado
  1. CERIMONIAL:
  • Aconselhamos não contratar cerimonial. A comunidade possui pessoas responsáveis pela organização e ensaio para cerimônia. Tais pessoas se dispõem a esclarecimentos relacionados à celebração.
  • Cumprimentos, convites para recepção, entrega de bombons ou lembranças somente na área externa da Igreja. Não é permitido jogar pétalas de flores, arroz e/ou outros no trajeto dos noivos na porta da igreja.

4. ORNAMENTAÇÃO:

  • A Comunidade Possui pessoas responsáveis pela ornamentação. Caso os noivos desejem contratar equipe de ornamentação tais custos são de responsabilidade dos noivos. Lembrando que tal equipe deverá respeitar as normas estabelecidas pela igreja, em caso de dúvidas procurarem a equipe de cerimonial.

TESTEMUNHAS:

  • Para assinar o processo matrimonial são necessários dois casais para o noivo e dois casais para a noiva, os mesmos devem chegar com antecedência. Testemunhas Católicos, maiores de dezoito anos.
  • Caso os noivos queiram aumentar o número de testemunhas não deverá ultrapassar a seis casais para o noivo e seis casais para a noiva, porém, cientes de que apenas 4 casais assinarão.
  1. MÚSICA:
  • A função da música é criar um clima religioso para a Liturgia do Sacramento do Matrimonio. Possui suas características adequadas. Quando os noivos não quiserem contratar música ao vivo estas poderão ser de CDs da Igreja, os noivos poderão escolher com antecedência deverão ser músicas sacras, (especiais para a celebração do casamento religioso); escolher as músicas junto a equipe da comunidade. Ao convidar profissionais para a música informar-lhes as normas, orientá-los para trazer seus instrumentos de trabalhos e conferir junto à comunidade se instrumentos e som são compatíveis. A Comunidade N. S Piedade, dispõe de equipe de Música para Casamentos, informações procurar Natália (31) 98888-2246  e  ou Wadson.

 

  1. FILMAGEM E FOTOGRAFIAS:
  • Os fotógrafos e cinegrafistas, profissionais ou amadores, deverão ser discretos. Durante toda a Liturgia da Palavra, incluindo a homilia, é permitida a filmagem ou gravação, mas somente com câmara fixa, também nos outros momentos haja discrição. LEMBRAMOS A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS CHEGAREM MEIA HORA ANTES DA CERIMÔNIA PARA DEVIDA ORGANIZAÇÃO DO SEU TRABALHO.

 

  1. PONTUALIDADE:
  • É de grande importância para uma celebração tranqüila. Informamos que será assinado um termo de compromisso (estas normas servirão também para o casamento que será assistido por padre convidado). Caso aconteça atraso o padre será tolerante por 10 minutos, depois disso e não havendo motivo para o atraso ele não permanecerá na igreja. A duração da celebração será de acordo com a pontualidade dos noivos.

9. LEITURAS:

  • O Assistente da Cerimônia Faz as leituras do casamento. Caso os noivos queiram escolher alguém da família ou convidados para se fazer as leituras, deverão escolher com antecedência junto à equipe de casamento e comunicar à secretaria paroquial. Os mesmos deverão estar vestidos de forma adequada ao local sagrado (caso o leitor não esteja vestido de forma adequada ao momento, o mesmo usará veste fornecida pela equipe de cerimonial). As leituras escolhidas serão feitas de acordo com a pontualidade dos noivos. Poderão preparar a celebração, junto a equipe cerimonial, considerando o tempo de até 40 minutos. O assistente respeitará o tempo determinado caso não haja atraso.
  1. EUCARISTIA:
  • Para recebê-la os noivos deverão manifestar o interesse na secretaria paroquial e confessar antes casamento. Lembrando que os noivos já deverão ter feito a primeira Eucaristia.
  1. TRANSFERÊNCIA DE ARQUIDIOCESE
  • Para os casamentos denominados transferência, deverá ser trazida uma declaração da paróquia constando que o processo foi aberto, juntamente com uma cópia do comprovante de endereço dos noivos. Entregar o processo pronto com os devidos documentos na secretaria paroquial até 30 dias antes da celebração. Caso contrário manter a secretaria informada pelo atraso.
  1. ASSISTENTE DA CERIMÔNIA:
  • A marcação do casamento não proporciona aos noivos certeza de quem irá assistir o sacramento. O Assistente da cerimônia pode ser local ou convidado pela paróquia, sendo padre ou diácono.
  • Assistente Convidado pelos noivos: Antes de convidar um Assistente de outra paróquia deverão comunicar na secretaria paroquial, na abertura do processo apresentar ao pároco local o nome do padre ou diácono e da paróquia onde atua; posteriormente aguardar a confirmação se poderá ou não convidar tal assistente. Também nestes casos as normas deverão ser rigorosamente cumpridas.

 OBS: Taxa para Celebração do Matrimônio R$ 300,00. (Repassar 50% da taxa, caso os noivos desmarquem o casamento (em nossa paróquia) tal valor não será devolvido) tal pagamento parcial ou completo não garante a celebração do sacramento do matrimônio, os documentos são indispensáveis para a realização do mesmo. Portanto estejam sempre em contato com a secretaria enquanto houver pendências.

Momentos de Música:

  • Momentos de Música:

1- Entrada do Noivo com padrinhos

2-Entrada da Noiva com damas /pajens

3- Aclamação da Palavra

4- Após a benção das alianças

5- Durante a assinatura do processo (noivos e padre)

6- Saída