8 de março de 2019

BIOGRAFIA DE Pe. SEBASTIÃO DIOGO DE MELO

Nascido no dia 04 de julho de 1963, na cidade de Desterro do Melo, estado de Minas Gerais, localidade denominada Araçás. Filho de Geraldo Diogo de Melo e Maria do nascimento Dutra de Melo. Família numerosa: 12 irmãos sendo que dois são Presbíteros da Igreja: Pe. Sebastião Diogo de Melo e Pe. Joaquim Diogo de Melo.

No dia 04 de março de 1976 ingressou-se no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, de Mariana para cursar a 5ª série ginasial. Permaneceu em Mariana até 31 de dezembro de 1983, quando encerrou o curso de filosofia no Seminário Maior São José.

No dia 27 de janeiro de 1984, transferiu-se para o Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus de Belo Horizonte para cursar Teologia.

No dia 19 de outubro de 1986, foi ordenado Diácono da Igreja pela imposição das mãos de Dom João de Rezende Costa, na Paróquia São Cristóvão de Belo Horizonte.

No dia 07 de dezembro de 1987, na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Desterro do Melo, foi ordenado Presbítero da Igreja, pela imposição das mãos de Dom Serafim Fernandes de Araújo.

No dia 07 de fevereiro de 1988, tomou posse como pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, bairro José Brandão, em Caeté, onde permaneceu até 31 de dezembro de 1997.

No dia 20 de fevereiro de 1998, tomou posse como pároco da Paróquia Santo Antônio, na Avenida do Contorno, em Belo Horizonte, onde ficou até 31 de julho de 2009.

No dia 01 de agosto de 2009, tomou posse como Pároco da Paróquia São Cristóvão, em Belo Horizonte, onde permaneceu até 31 de dezembro de 2016.

No dia 15 de janeiro de 2017, tomou posse como Pároco da Paróquia Jesus Operário, em Contagem, onde se encontra atualmente

Por um grande espaço de tempo trabalhou também como defensor do vínculo e juiz auditor do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belo Horizonte, atuando também como defensor do vínculo do Tribunal interdiocesano e de Apelação de Belo Horizonte.

De abril de 2012 até dezembro de 2016, foi Vigário Episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Por várias vezes foi Vigário Forâneo pelas foranias, por onde passou cujas Paróquias pertenciam.